terça-feira, 18 de setembro de 2012

Benefícios do Yoga para Gestantes


A gravidez é um momento muito especial para a mulher, e neste momento tudo se torna mais intenso, a gestante tende a ficar mais emotiva, ansiosa, insegura e as vezes nervosa por motivos hormonais, e além disso, ocorre desconfortos musculares, principalmente na região da coluna lombar.


A futura mamãe pode praticar Yoga tranquilamente, desde que as posturas tenham adaptações necessárias. Os benefícios são muitos, pois ajudam à diminuir essas complicações citadas acima, segue alguns deles:
-Diminuição da ansiedade
-Melharamento da circulação sanguínea (diminuindo inchaço);
-Auto-conhecimento;
-Preparação da musculatura pélvica para o parto;
-Alívio das dores musculares;
-Placenta mais oxigenada e útero relaxado;
-Favorece a comunicação entre a mãe e o bebê;
-O corpo retorna mais facilmente após o parto.
Segue 2 âsanas (posturas), que podem e devem ser praticados no período de gestação desde o início.

Badhrasana:


Ugrasana (sem inclinação):

Essas posturas facilitam o parto normal, a gestante tem mais facilidade para a utilização correta da musculatura abdominal e pélvica. Além dessas posturas a Gestante pode praticar várias outras, tem algumas exceções, mas a prática terá o mesmo efeito. O âsana(postura) deve ser estável e confortável.
E não podemos esquecer que toda prática de yoga tem os pranayamas, esses são imensamente importantes, pois tranquilizam a futura mamãe e seu bebê, mas sem pausas para não prejudicar a oxigenação deste bebê. E a meditação também é muito importante, deve tentar tranquilizar a mente, mas sem muito esforço, tem que ser mais natural possível.
Por este momento ser tão especial, a gestante precisa se dedicar a si mesma e ao bebê, dando muito amor a essa nova vida que está chegando.  E é claro que nessa hora o Yoga será muito bem vindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário